sábado, 5 de fevereiro de 2011

Oque é a Ordem DeMolay ?

A Ordem DeMolay é a maior e mais importante organização fraternal juvenil do mundo, de fins filosóficos e filantrópicos, na qual só podem ingressar jovens com idade de 12 à 21 anos. Procurando trabalhar a formação do caráter dos jovens nos mais diversos aspectos, prepara-os para serem melhores homens, cidadãos e líderes no futuro. Ensina a esses jovens a importância de uma vida com retidão, baseada em valores e ideais que devem ser cultivados, desenvolvendo o conjunto de fatores que formam a personalidade de todos os homens de bem que lutam pela emancipação pacífica e progressista da humanidade.

Criada em 18 de Março de 1919, em Kansas City, Missouri, por Frank Sherman Land, que como Maçom ativo, obteve o apoio da instituição. Desde então os Capítulos são patrocinados por Lojas Maçônicas.

Tem com patrono Jacques DeMolay, mártir de lealdade e tolerância o qual foi um expedicionário das cruzadas, no século XIV. Foi queimado no fogueira da Inquisição por se negar a trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.

Assim, a Ordem DeMolay possui em seu fundamento sete princípios,que são:
1-Amor filial,
2-Reverência pelas Coisas Sagradas,
3-Cortesia;
4-Companheirismo,
5-Fidelidade,
6-Pureza e
7-Patriotismo.

Discutir problemas comuns à juventude, expressar-se e demonstrar suas opiniões é o primeiro passo. A Ordem DeMolay transforma bons jovens em excelentes jovens e procura torná-los verdadeiros líderes, dando-lhes os ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até da sua nação. Este treinamento baseia-se principalmente no verdadeiro coração da Ordem DeMolay - seu Ritual - meio por onde o jovem elimina qualquer sentimento de inutilidade, dando-lhe a certeza de ser alguém.

Através de projetos filantrópicos, o DeMolay exercita sua preocupação com projetos sociais e com a sociedade, recebendo um senso de satisfação por estar contribuindo para melhorar a qualidade de vida das comunidade, tornando o mundo um lugar melhor para todos.

Sem pretensão de tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola, a Ordem exerce um papel coadjuvante, mas importante, com um programa de ensinamentos que visa uma boa cidadania a seus membros.

São condições indispensáveis ao ingresso em um Capítulo DeMolay:
1.Ter de 13 a 21 anos incompletos;
2. Professar a crença em Deus e reverenciar Seu Santo Nome;
3. Afirmar lealdade a seu País e respeito à Bandeira Nacional;
4. Aderir à prática de moral pessoal;
5. Fazer votos de seguir os elevados ideais típicos das Sete Virtudes Cardeais da Coroa da Juventude;
6. Aprovar a filosofia da Irmandade Universal e a nobreza de caráter e exemplificada pela vida e morte de Jacques DeMolay;
7. Estar ciente que o ingresso na Ordem DeMolay não lhe garantirá no futuro a iniciação em um Corpo Maçônico.

Um DeMolay serve a Deus; respeita todas as mulheres; é honesto; ama e honra os pais; é leal aos ideais e aos amigos; cumpre sua palavra; é educado; é puro e leal; é patriota na paz e na guerra; cumpre as leis; por preceito e exemplo deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu.

Um comentário:

  1. As an integral part of the French Republic, the island enjoys the identical standing as Metropolitan France and is part of the 우리카지노 EU

    ResponderExcluir